O mercado de cerveja artesanal Brasileiro

O mercado cervejeiro brasileiro é um gigante cuja cadeia produtiva movimenta R$ 74 bilhões, respondendo por 1,6% do PIB nacional e 14% da indústria de transformação. É a bebida mais famosa entre os brasileiros e já foi até incorporada massivamente no vocabulário brasileiro. Invés de falarmos “vamos marcar um encontrado”, dizemos “vamos tomar uma cerveja”.

O Brasil é um dos líderes mundial em produção de cerveja. Em 2014 mais de 14 bilhões de litros de cerveja foram fabricados. O gráfico abaixo mostra os principais grupos que dominam o mercado cervejeiro no Brasil:

graficp

A cerveja artesanal

Sabemos que o que é produzido em casa é mais gotoso, e com a cerveja não é diferente. A cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço no mercado cervejeiro e competindo com grandes cervejarias.

Centenas de pessoas todos os meses buscam por como fazer cerveja artesanal, e cada dia o número de pesquisas são maiores. Isso mostra o quanto o mercado de cerveja artesanal é promissor.

Segundo o criador do site  Mestre-Cervejeiro, Daniel Wolff, o mercado de cervejas caseiras é bastante promissor. Nos Estados Unidos, 17% do mercado de cerveja é ocupado pelas cervejas caseiras. No Brasil, que é o terceiro maior mercado do mundo, elas ainda não chegam a 1%. Isso mostra o quanto o mercado de cervejas caseiras no Brasil pode crescer, já que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo,

O mercado de cervejas artesanais no Brasil, apesar da crise político-financeira, não para de crescer e se mostra como uma aposta promissora para os próximos anos. Embora ainda pouco expressivo, especialmente quando comparado aos Estados Unidos, este mercado tem hoje um volume de aproximadamente 91 milhões de litros anuais de cervejas artesanais.

 

Previsões para 2017

Baseado nas buscas por como fazer cerveja em casa as previsões para 2017 são promissoras. A aposta é de que o número chegue a pelo menos 500 cervejarias artesanais até o final de 2017.

Para empreendedores que gostariam de investir no mercado de cervejas no Brasil, essa é uma excelente oportunidade. O mercado está dando seus primeiros passos enquanto aguarda novos investidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *